Data...

Entenda a doença que afeta personagem de Dira Paes em ‘Três Graças’

Na trama de Aguinaldo Silva, Lígia enfrenta a hipertensão arterial pulmonar, condição que atinge poucas pessoas e pode causar falta de ar e fadiga

Na nova novela das nove da Globo, ‘Três Graças’, a personagem Lígia, vivida por Dira Paes, enfrenta uma batalha silenciosa contra uma doença grave e rara: a hipertensão arterial pulmonar (HAP).

Escrita por Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva, a trama promete emocionar o público ao mostrar os desafios da personagem, cuja filha Gerluce (interpretada por Sophie Charlotte) descobre que os remédios da mãe são falsificados — o que agrava ainda mais o quadro clínico da matriarca.

O que é hipertensão arterial pulmonar?

A hipertensão arterial pulmonar é uma condição rara que afeta entre 40 e 55 pessoas a cada um milhão de adultos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

O problema ocorre quando há pressão anormalmente alta nas artérias dos pulmões, o que dificulta a passagem do sangue e sobrecarrega o coração.

Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Falta de ar (especialmente durante esforços leves);

  • Cansaço extremo e fadiga;

  • Tontura e inchaço, principalmente nas pernas.

Três Graças - novela
Foto: Divulgação/TV Globo

Explicação médica

De acordo com Caio Fernandes, pneumologista do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o sistema circulatório funciona como um “circuito contínuo” com duas bombas principais no coração.

“Nós temos um sistema circulatório que funciona em série. É como se fosse um grande circuito contínuo, com duas bombas localizadas no coração: uma que manda o sangue para todo o corpo, que fica no lado esquerdo, e outra que manda sangue para o pulmão, que fica no lado direito”, explica o médico.

O especialista destaca que a parte direita do coração, responsável por enviar o sangue aos pulmões, é naturalmente mais fraca.

“Por uma série de motivos, a pressão na área do pulmão pode aumentar, e a bomba do lado direito começa a falhar, sem conseguir lidar com essa pressão.

Com isso, o paciente começa a ter sintomas de falência dessa bomba, como falta de ar e inchaço”, afirma Fernandes em entrevista.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da hipertensão arterial pulmonar envolve uma série de exames, como radiografia de tórax, ecocardiograma e eletrocardiograma, além de testes de função pulmonar para avaliar possíveis lesões.

O tratamento depende da causa da doença, mas geralmente inclui o uso de vasodilatadores — medicamentos que ajudam a aliviar a pressão nos vasos sanguíneos — e, em alguns casos, oxigenoterapia para reduzir o esforço cardíaco e melhorar a respiração.

Conscientização por meio da ficção

Ao abordar a HAP em uma produção de grande alcance, ‘Três Graças’ chama a atenção para uma condição ainda pouco conhecida do público.

Além de emocionar, a novela também cumpre um papel importante de informar e conscientizar sobre doenças raras que exigem diagnóstico precoce e acompanhamento médico especializado.

Maysa Vilela

Jornalista, curiosa por natureza e movida por conexões fortes, viagens e boas histórias. Acredita que ouvir é o primeiro passo para escrever com propósito. No Ocorre News, segue conectando pessoas através das palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.