Data...

Avião cargueiro da UPS cai após decolagem e deixa 7 mortos

A aeronave da UPS, modelo MD-11, caiu logo após decolar do aeroporto Muhammad Ali, no Kentucky, com destino ao Havaí; 11 pessoas ficaram feridas

Um avião de carga de grande porte caiu na noite desta terça-feira (4) logo após decolar do Aeroporto Internacional Muhammad Ali, em Louisville, no estado do Kentucky (EUA).

De acordo com o governador Andy Beshear, sete pessoas morreram, três tripulantes e quatro vítimas em solo. Outras 11 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave.

O cargueiro pertencia à empresa UPS (United Parcel Service), uma das maiores companhias de logística do mundo.

A aeronave envolvida é um McDonnell Douglas MD-11, modelo com capacidade de transportar mais de 90 toneladas de carga. O voo tinha como destino Honolulu, no Havaí.

Imagens registradas por moradores mostram o momento em que a asa esquerda da aeronave pega fogo durante a decolagem, seguida por uma trilha de fumaça e uma grande explosão.

O avião chegou a sair brevemente do solo antes de cair em uma área industrial próxima à cabeceira da pista.

O acidente provocou um incêndio de grandes proporções, alimentado pelo combustível a bordo, e destruiu parte de galpões logísticos na região. Uma coluna de fumaça preta podia ser vista a quilômetros de distância.

O aeroporto abriga o Worldport, o principal centro global de operações aéreas da UPS e uma das maiores instalações de triagem de encomendas do planeta. Todas as decolagens e pousos foram suspensos até a manhã de quarta-feira (5).

“Infelizmente, o número de mortos pode aumentar. Alguns sobreviventes estão em estado crítico”, afirmou o governador Beshear em entrevista coletiva.

Autoridades da Agência Federal de Aviação (FAA) e do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) foram enviadas ao local para investigar as causas do acidente.

Especialistas explicam que aviões cargueiros costumam transportar quantidades muito maiores de combustível do que aeronaves comerciais, especialmente em rotas intercontinentais. Esse fator pode ter contribuído para a dimensão das chamas e da destruição no local da queda.

As equipes de emergência continuam o trabalho de rescaldo e de busca entre os destroços.

José Elias

José Elias Mendes, mais conhecido como Dolfo, já foi reconhecido pelo ranking Top 10 Jornalistas Brasileiros do LinkedIn. Por lá, fala um pouquinho de tudo e está sempre aberto a conversar. Por aqui, atua como repórter para o site do OCorre News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.