O município do Rio de Janeiro entrou em estágio 2 de atenção na tarde desta terça-feira (28) devido à operação de grande porte das polícias Militar e Civil nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte da cidade.
A classificação indica risco de ocorrência de alto impacto, segundo o Centro de Operações e Resiliência (COR) da prefeitura.
Operação mais letal da história do Rio de Janeiro
De acordo com o governo do estado, cerca de 2,5 mil agentes participam da ação, que tem como objetivo prender lideranças criminosas e impedir o avanço do Comando Vermelho.
A operação deixou ao menos 64 mortos, sendo 60 suspeitos e quatro policiais — dois civis e dois do BOPE —, além de 81 pessoas presas e 72 fuzis apreendidos, segundo balanço parcial.
O governo do estado informou ainda a apreensão de uma grande quantidade de drogas, que segue em contabilização. A ação é considerada a operação mais letal da história do Rio de Janeiro.
Trânsito e transporte afetados
A operação provocou interdições temporárias em vias próximas aos complexos do Alemão, Penha, Chapadão e São Francisco Xavier, na Zona Norte; e também em bairros como Freguesia (Jacarepaguá) e Taquara, na Zona Oeste.
A Rio Ônibus informou que mais de 100 linhas tiveram seus trajetos alterados. Já a Mobi-Rio destacou que os corredores Transbrasil e Transcarioca do BRT, além dos serviços de conexão, foram afetados pelas ocorrências policiais.
MUNICÍPIO DO RIO ENTROU NO ESTÁGIO 2 ÀS 13H48 DESTA TERÇA-FEIRA (28/10/2025)
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio informa que o município do Rio de Janeiro entrou no ESTÁGIO 2 às 13h48 desta terça-feira, dia 28 de outubro de 2025, devido a ocorrências… pic.twitter.com/YIOBzk5KLR
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) October 28, 2025
Recomendações da Prefeitura
O COR-Rio reforçou as orientações de segurança à população:
-
Evite circular nas regiões afetadas pelas operações;
-
Permaneça em local seguro;
-
Acompanhe informações pelos canais oficiais do COR;
-
Em caso de emergência, acione os números 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros).
O estágio 2 foi decretado às 13h48 desta terça-feira (28) e segue válido enquanto persistirem as interdições.
Acompanhe notícias em tempo real no perfil do ‘Centro de Operações Rio’ no ‘X’: Acesse clicando aqui.
Comissão da Alerj manifesta preocupação: “Cenário de guerra”
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) afirmou, em nota, que acompanha “com extrema preocupação a escalada de violência provocada pela megaoperação”.
O órgão informou que vai oficiar o Ministério Público e as polícias Civil e Militar, solicitando esclarecimentos sobre as circunstâncias da ação, “que transformou novamente as favelas do Rio em cenário de guerra e barbárie”.
A presidente da comissão, deputada Dani Monteiro (PSOL), declarou que “nenhuma política de segurança pode se sustentar sobre esse banho de sangue”.
Segundo a parlamentar, “o Estado não pode continuar tratando a vida de todas as vítimas como descartável, nem as favelas como território inimigo ou palco de espetáculo.
É preciso garantir a proteção de moradores e policiais, priorizando direitos, inteligência e planejamento em vez de violência e terror”.
Confira reações de internautas no ‘X’:
Grupo terrorista: o Comando Vermelho. Faz o mesmo papel que o Hamas faz no Oriente Médio.
No Rio de Janeiro moradores são submetidos ao tráfico de drogas.
Flávio Bolsonaro está certíssimo.
Esta área é próxima a Bahia de Guanabara! pic.twitter.com/GFK5oH9Ta1— Denise X (@denise_mury) October 28, 2025
O Comando Vermelho fechou diversos pontos da BR-101. Acessos ao Aeroporto Galeão, UFRJ e UERJ também estão bloqueados. O governador Cláudio Castro foi eleito pelo bolsonarismo prometendo cuidar da segurança e nos entrega isso de resultado. Está na hora de sair! pic.twitter.com/GU7wt3Qbff
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) October 28, 2025
— Che_quei (@Che_quei) October 28, 2025
Comando vermelho está desesperado no Rio de Janeiro com os políticos que os “combatem”, olha, esses dois são de botar medo em qualquer marginal. pic.twitter.com/XcnlGNfhbz
— Raphael Trevisan (@RaphaelToficial) October 28, 2025
🚨🤦♂️Rio de Janeiro não é para amadores!
No vídeo, o deputado estadual TH Joias aparece todo sorridente em uma formatura de policiais… mal sabia que, pouco depois, veríamos o nome dele estampado em um mandado de prisão.
A Justiça determinou a captura do parlamentar por tráfico,… pic.twitter.com/yHaEKKdt85
— Blitz RJ Oficial (@blitzRJoficial) September 3, 2025
Cenas de guerra (e de terrorismo por parte do Comando Vermelho) registradas no Rio de Janeiro.
Enquanto a polícia militar foca em criminosos e traficantes armados, os TERRORISTAS do COMANDO VERMELHO atiram BOMBAS com DRONES em policiais e atiram para todos os lados, colocando a… pic.twitter.com/g26WeBv9vg
— Guto Zacarias (@GutoZacariasMBL) October 28, 2025


