Data...

Jovem que nasceu sem cérebro desafia previsões e completa 20 anos

Alex Simpson nasceu com hidranencefalia, uma condição rara que impede o desenvolvimento cerebral completo; médicos diziam que ela não viveria até os 5 anos

Uma história de fé, amor e resistência está comovendo o mundo. A americana Alex Simpson, do estado de Nebraska, completou 20 anos no dia 4 de novembro, contrariando todas as previsões médicas. Ela nasceu com hidranencefalia, uma condição neurológica raríssima que impede o desenvolvimento completo do cérebro.

De acordo com a emissora local KETV, os médicos disseram aos pais, Shawn e Melissa Simpson, que a filha não passaria dos cinco anos de idade.

O diagnóstico, feito quando Alex tinha apenas dois meses, revelou que ela possuía apenas uma pequena porção de tecido cerebral (do tamanho de um dedo mindinho) na base do crânio.

Vinte anos atrás, estávamos com medo, mas a fé foi o que realmente nos manteve vivos, contou Shawn em entrevista. Desde então, a família vive um dia de cada vez, celebrando cada pequeno avanço da filha como uma vitória.

A hidranencefalia é uma anomalia extremamente rara, ocorrendo em menos de 1 a cada 10 mil nascimentos. Nessa condição, partes do cérebro, especialmente os hemisférios cerebrais, são substituídas por líquido cefalorraquidiano.

Ainda assim, o tronco encefálico pode permanecer funcional, o que permite ao corpo manter funções vitais básicas, como respiração e batimentos cardíacos.

Mesmo sem as áreas cerebrais responsáveis pela visão, audição e fala, os familiares afirmam que Alex consegue perceber o ambiente à sua maneira. O irmão mais novo, SJ Simpson, de 14 anos, diz acreditar que ela sente as emoções das pessoas ao redor.

Se alguém está estressado perto dela, mesmo em silêncio, a Alex percebe. É como se ela sentisse o que os outros sentem, contou o adolescente. Ele afirma ter orgulho da irmã e busca aprender mais sobre a condição para ajudá-la da melhor forma.

A rotina da família envolve dedicação integral. Melissa deixou o trabalho para cuidar da filha, que depende de acompanhamento médico constante e fisioterapia. Ainda assim, os pais destacam que a presença de Alex transformou a forma como eles encaram a vida.

Ela é o nosso milagre diário. Cada sorriso, cada movimento, é um lembrete de que a vida é mais forte do que qualquer diagnóstico, diz Shawn.

José Elias

José Elias Mendes, mais conhecido como Dolfo, já foi reconhecido pelo ranking Top 10 Jornalistas Brasileiros do LinkedIn. Por lá, fala um pouquinho de tudo e está sempre aberto a conversar. Por aqui, atua como repórter para o site do OCorre News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.