Uma declaração do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, viralizou no Brasil nesta segunda-feira (17), gerando ampla repercussão nas redes sociais e entre autoridades.
O episódio envolve comentários feitos por Merz sobre sua passagem por Belém do Pará durante a Cúpula dos Líderes da COP30, realizada na semana passada.
Em discurso no Congresso de Comércio Alemão, no dia 13 de novembro, o chanceler afirmou que os alemães ficaram contentes ao deixar a capital paraense e retornar ao próprio país.
“Minhas senhoras e senhores, vivemos num dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada quem gostaria de ficar lá. Ninguém levantou a mão”, disse.
Em seguida, acrescentou: “Todos ficamos contentes por regressar à Alemanha, sobretudo daquele local onde estávamos, na noite de sexta-feira”.
As falas, disponíveis no canal do evento no YouTube, foram feitas enquanto Merz defendia a democracia alemã e pedia ao público que valorizasse o ambiente econômico do país.
Reações no Brasil: autoridades comentam e clima esquenta nas redes
As declarações repercutiram bastante nas redes sociais e provocaram reações entre autoridades brasileiras.
O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou que a Amazônia recebeu o mundo “de portas abertas” e destacou estranhamento quando “quem ajudou a aquecer o planeta questiona o calor da Amazônia”. Ele classificou visões estereotipadas como problemáticas.
O Itamaraty foi procurado e aguarda-se posicionamento oficial.
Nas redes sociais, o chanceler alemão se tornou um dos assuntos mais comentados, com respostas que variaram de críticas à Alemanha a acusações de xenofobia — e até comentários defendendo Merz.
Entre as publicações destacadas, usuários afirmaram: “Depoimento carregado de xenofobia, mas se parece com a figura dele”.
“Os caras não tem nem água potável, bebem um líquido mineralizado, ganham caspa tomando banho, não tem matriz energética sustentável e nem própria, não tem floresta, clima, sol, vivem passeando na chuva e no granizo, usando gás pra não congelar e tem essa autoestima toda”, comentou um brasileiro sobre a Alemanha.
“Saiba que a desigualdade social é fruto da colonização e escravização que seu continente provocou em nosso povo, Chanceler”, afirmou outra pessoa.
Mas teve também quem defendesse o chanceler alemão, chamando atenção para a pobreza e desorganização do evento da ONU em Belém do Pará.
“Rapaz eu não o culpo, sou brasileiro e também não tô muito feliz de tá nessa merda não”, declarou um internauta. “Número de guerras mundiais perdidas: Alemanha 2, Brasil 0”, comentou mais um.
Além disso, houve comentários relativizando a polêmica: “Mas todo mundo de qualquer lugar quer voltar pra sua terra natal…”, declarou uma mulher.
“Na Alemanha grande parte das pessoas são muito, mas muito antipáticas mesmo […] eu não via a hora de voltar”, disse mais uma.
Confira o vídeo da declaração do chanceler alemão:
Ver essa foto no Instagram
Ministro do Meio Ambiente da Alemanha elogia o Brasil após repercussão negativa
No mesmo dia em que a fala de Merz ganhou força no Brasil, o ministro alemão do Meio Ambiente, Carsten Schneider, publicou mensagem elogiando o país e lamentando a despedida após a COP.
“Brasil é um país maravilhoso, com um povo acolhedor e bom anfitrião. Pena que não poderei ficar mais tempo após a COP.
Teria algumas ideias, por exemplo, pescar com os meus amigos da Amazônia”, disse.
Em outra declaração, reconheceu a situação da capital paraense: “Durante o fim de semana, tive a oportunidade de ter uma primeira impressão de Belém […] Vi um enorme comprometimento, pessoas maravilhosas, mas também muita pobreza.”
Segundo a revista Stern, a manifestação do ministro buscou “acalmar os ânimos” no Brasil.
Confira a publicação feita por Carsten no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Merz anunciou apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre
Durante sua agenda no Brasil, Merz participou da Cúpula dos Líderes da COP30 e de um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na ocasião, confirmou que a Alemanha pretende contribuir com o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), ainda sem valor divulgado.
O fundo tem expectativa de mobilizar até US$ 125 bilhões (aproximadamente R$ 666 bilhões) no longo prazo para ações de combate às mudanças climáticas.
Quem é Friedrich Merz?
Líder da União Democrata Cristã (CDU), Friedrich Merz assumiu o cargo de chanceler em maio de 2025, após vencer em segunda votação no Parlamento alemão.
Conhecido pelo discurso direto, é conservador social, defensor de políticas pró-mercado e já disputou a liderança do partido contra Angela Merkel.
Entre suas propostas eleitorais mais recentes estavam controles mais rígidos de fronteira, redução de impostos, corte de gastos sociais e fortalecimento do apoio à Ucrânia.


