Data...

Arábia Saudita revela estádio suspenso a 350 metros que será palco da Copa de 2034

Com design inspirado em um “ninho de pássaro” e capacidade para 46 mil pessoas, arena de The Line aposta em tecnologia e energia renovável para revolucionar o futebol mundial

A Arábia Saudita deu mais um passo rumo à inovação com o NEOM Stadium, um dos projetos mais ambiciosos da Copa do Mundo de 2034. Localizado na cidade linear de The Line, o estádio ficará suspenso a 350 metros de altura, oferecendo uma vista panorâmica do megacomplexo futurista que ainda está em construção.

De acordo com imagens divulgadas pela ‘Paris Match’, a estrutura terá um design inspirado em um “ninho de pássaro”, integrando arquitetura, tecnologia e sustentabilidade em um mesmo conceito.

Capacidade e sustentabilidade

Com capacidade para 46 mil espectadores, o NEOM Stadium está previsto para ser inaugurado em 2032, dois anos antes do torneio mundial. Todo o projeto será alimentado por energia renovável, assim como o restante da cidade de The Line, que se destaca por sua proposta de neutralidade de carbono.

O acesso à arena será feito sem o uso de carros — um sistema de trem de alta velocidade conectará toda a cidade em apenas 20 minutos, reforçando o compromisso com a mobilidade sustentável.

Parte de um projeto colossal

O NEOM Stadium é apenas uma das 15 arenas planejadas para receber partidas da Copa de 2034. Outras cidades-sede incluem Riade, Jidá, Abha e Al-Khobar.

A própria The Line chama atenção por suas proporções: uma estrutura linear de 170 km de extensão, 200 metros de largura e 500 metros de altura, com capacidade para abrigar até 9 milhões de habitantes.

Parte do projeto deve ser entregue até 2030, mas sua conclusão total pode levar até 50 anos.

O clube dono do estádio

A arena será de propriedade do Neom Sports Club, equipe financiada pelo Fundo Saudita (PIF) — o mesmo que administra times como Al-Hilal, Al-Nassr (time onde o craque Cristiano Ronaldo joga atualmente) e Al-Ittihad.

O clube, que recentemente subiu para a elite do futebol saudita, já teve o atacante Romarinho, ex-Corinthians, em seu elenco. Enquanto aguarda a conclusão de seu novo estádio, o time manda seus jogos em Tabuk, cidade vizinha ao megaprojeto.

Confira no vídeo abaixo o projeto do NEOM Stadium, suspenso a 350 metros de altura:

Maysa Vilela

Jornalista, curiosa por natureza e movida por conexões fortes, viagens e boas histórias. Acredita que ouvir é o primeiro passo para escrever com propósito. No Ocorre News, segue conectando pessoas através das palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.