A cantora Silvânia Aquino, 52 anos, anunciou nesta segunda-feira (10) sua saída da banda Calcinha Preta, grupo de forró com o qual construiu uma trajetória de mais de duas décadas.
O comunicado foi feito por meio de uma publicação nas redes sociais, onde a artista compartilhou uma carta de despedida.
“Ao longo desses longos anos construí amizades, vivi momentos inesquecíveis e aprendi que a vida nos ensina de várias formas, a agir, a pensar, a sentir.
Foram anos de história, amor, dedicação e música, que me proporcionaram experiências únicas e uma conexão profunda com o meu público”, escreveu.
“A história não para por aqui”, diz cantora
Durante o pronunciamento, Silvânia destacou o carinho pelo público e pela banda, que descreveu como sua “casa artística”.
“Cada capítulo foi escrito com muito carinho e verdade, levando minha voz e meu coração a cada um de vocês.
A Silvânia Aquino de vocês é assim: verdadeira, emotiva e convicta de suas ações. Durante todos esses anos, a Banda Calcinha Preta foi a minha casa, o lugar onde cresci como artista.”
Ela ainda afirmou que sua saída aconteceu em comum acordo com o grupo, e agradeceu aos fãs pelo apoio.
“Hoje venho comunicar a vocês que, em comum acordo, estou me desligando oficialmente da Banda Calcinha Preta.
No meu coração só tem amor e a minha eterna gratidão a cada fã, com cada pessoa, a cada amigo, a cada colaborador que somou ao meu lado.
Vocês foram e sempre serão o maior motivo de tudo isso ter feito sentido. A história não para por aqui!”, finalizou.
Quem é Silvânia Aquino?
Natural de Aracaju (SE), Silvânia Aquino nasceu em 1973 e iniciou sua carreira musical aos 16 anos, na banda de baile Estação da Luz.
O primeiro contato com o forró veio em 1994, ao integrar a banda Raio da Silibrina, onde permaneceu até 1998.
O sucesso nacional chegou em 2000, quando foi convidada a fazer parte do Calcinha Preta, um dos maiores nomes do forró eletrônico.
Entre os grandes sucessos da banda está “Você Não Vale Nada”, composição de Dorgival Dantas que integrou a trilha sonora da novela “Caminho das Índias”, da TV Globo.
Após um período fora da banda, Silvânia formou o grupo Gigantes do Brasil em 2016 e, posteriormente, a dupla Silvânia & Paulinha, ao lado de Paulinha Abelha, falecida em 2022.
No ano seguinte, retornou ao Calcinha Preta, onde permaneceu até o desligamento anunciado nesta semana.

Fãs lamentam saída nas redes sociais
A notícia pegou os fãs de surpresa, gerando comoção nas redes sociais. Comentários de apoio e tristeza se multiplicaram nas publicações da cantora.
“Pelo amor de Deus. Não quero acreditar nisso, nunca imaginei que isso ia acontecer tão cedo, que triste. A rainha deixou a CP”, escreveu um internauta.
Outra fã comentou: “Não faz isso comigo, mulher. Eu te amo muito, sempre vou amar, e vou estar com você em todos os seus momentos.”
Houve também quem lembrasse a perda de Paulinha Abelha. “A banda acabou porque as melhores eram você e Paulinha. Ela, Deus levou, e agora você saiu”, escreveu uma seguidora.
Futuro incerto, mas com gratidão
Atualmente, o Calcinha Preta segue com os vocalistas Daniel Diau, Bell Oliver e O’hara Ravick.
Silvânia, por sua vez, não revelou seus próximos passos na música, mas deixou claro que pretende continuar sua trajetória artística.
Com um legado marcado por sucessos e carisma, Silvânia Aquino encerra mais um capítulo importante do forró brasileiro, mantendo viva a promessa feita aos fãs: “A história não para por aqui”.
Confira o comunicado publicado por Silvânia nas redes sociais:
Ver essa foto no Instagram


