O Brasil encerrou o Mundial de Taekwondo 2025 com uma campanha memorável nesta quinta-feira (30), em Wuxi, na China. O destaque do último dia foi o paraibano Edival Pontes, conhecido como Netinho, que conquistou a medalha de prata na categoria até 74kg.
Com o vice-campeonato, o país chegou à quarta medalha na competição, consolidando o melhor desempenho brasileiro da história em Campeonatos Mundiais da modalidade.
Netinho brilha e volta ao pódio mundial
Na final, o brasileiro de 28 anos foi superado pelo uzbeque Najmiddin Kosimkhojiev, de 21 anos, por 2 rounds a 0, com parciais de 4/2 e 5/3. A prata marca a segunda medalha mundial de Netinho, que já havia sido vice em Guadalajara-2022.
“Mais uma vez, fui vice-campeão mundial, estou muito feliz. O Brasil fez uma campanha excepcional e estar fazendo parte disso tudo está sendo incrível para mim.
Essa medalha eu dedico para a minha filha. Muito obrigado a todos pela torcida”, declarou o atleta.
No ano passado, Netinho também brilhou nos Jogos Olímpicos de Paris, onde conquistou o bronze na categoria até 68kg.
Campanha inédita e pódios múltiplos
O desempenho coletivo brasileiro impressionou. O país fechou o Mundial na terceira posição geral do quadro de medalhas, com dois ouros e duas pratas.
Além da conquista de Netinho, Maria Clara Pacheco (57kg) e Henrique Marques (80kg) garantiram os títulos mundiais, enquanto Milena Titoneli ficou com a prata na categoria até 67kg.
Próximos desafios na China
Após o sucesso em Wuxi, a seleção brasileira de taekwondo permanece na China para disputar o Grand Slam Challenge, que começa no domingo (2), e a Copa do Mundo por Equipes, marcada para o dia 6 de novembro.
Confira os medalhistas do Taekwondo do Brasil:
Ver essa foto no Instagram


