Um incêndio no Pavilhão dos Países da COP30, em Belém (PA), levou à evacuação imediata da Blue Zone, principal área de negociações da conferência climática. O episódio ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (20) e provocou a suspensão temporária dos trabalhos oficiais do evento.
Segundo relatos iniciais, o fogo começou pouco depois das 14h e foi controlado em cerca de 30 minutos. A organização da COP30 confirmou que não houve feridos.
Evacuação rápida e cordão de isolamento
De acordo com testemunhas, as chamas atingiram uma parte do pavilhão onde países mantêm estandes para exposições e apresentações. As fotos mostram chamas alcançando o teto, alimentadas por materiais inflamáveis como lonas e carpetes.
A energia elétrica foi interrompida em parte da estrutura, enquanto seguranças da ONU estabeleceram um cordão de isolamento para impedir o retorno do público ao local.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, que estava na Blue Zone durante o incêndio, afirmou que não houve feridos e comentou: “Esse princípio de incêndio poderia ter sido em qualquer lugar do planeta Terra”.
Em entrevista, ele ainda acrescentou que a Conferência tinha sido um sucesso até hoje, e que amanhã é o último dia. “Não é porque um celular pegou fogo ali que a COP acabou, né gente?”.
Questionado pelos jornalistas se a causa do incêndio foi realmente um aparelho celular que pegou fogo, o ministro Celso Sabino disse que pode ser que sim, ainda estão investigando para ter certeza.
Sabino ressaltou ainda que a estrutura da COP30 foi montada com material antichamas.
Possíveis causas: curto-circuito ou falha em gerador
O governador do Pará, Helder Barbalho, informou à jornalista Andréia Sadi, da GloboNews, que o fogo teria começado em um estande da Índia.
As equipes de segurança trabalham com duas hipóteses preliminares: curto-circuito em um stand ou falha em um gerador.
A ONU aguarda a liberação do Corpo de Bombeiros para retomar as atividades no espaço.

O que é o Pavilhão dos Países?
O Pavilhão dos Países é uma área estratégica da COP30 destinada às exposições oficiais de delegações nacionais e organismos internacionais.
Localizado na entrada da Blue Zone, abriga estandes onde são realizados:
-
Debates e mesas temáticas;
-
Apresentações de projetos voltados à agenda climática;
-
Encontros bilaterais e atividades paralelas.
O espaço funciona como uma vitrine para que governos e instituições exponham iniciativas, soluções e estratégias climáticas.
Ali não atuam negociadores formais — essa função ocorre em outras salas da Blue Zone —, mas sim observadores, representantes técnicos e organizações parceiras.
Atividades seguem temporariamente suspensas
Com a área isolada e a perícia em andamento, os trabalhos da COP30 permanecem paralisados na Blue Zone.
A expectativa é que a programação seja retomada em breve, após autorização das autoridades de segurança.
As investigações seguem para determinar as causas do incêndio e garantir que as operações possam prosseguir com segurança.
Confira um pouco da repercussão no X:
URGENTE! O pavilhão da COP30 está sendo incendiado neste momento. ATENÇÃO: o local onde o evento ocorreu pertence à Assembleia de Deus do Pará do Pastor SamuelCâmara. A possibilidade de incêndio criminoso não pode, em nenhuma hipótese, ser descartada. pic.twitter.com/2cJdGLAL4T
— Guedinho e seus Fãs (@GuedinhoeFans) November 20, 2025
Incêndio atinge pavilhão dentro da COP30, em Belém. Imagens que circulam nos grupos de WhatsApp dos participantes mostram que fogo atingiu pavilhão da África. 👇🏽@Metropoles pic.twitter.com/ytSPs8ian0
— Igor Gadelha (@igorgadelham) November 20, 2025
Tô revoltada com esse incêndio na cop30 porque vai dar mais motivo pra aquele alemão falar mal do Brasil de novo
QUE RAIVAAAAAAAAA pic.twitter.com/jcPuZWO4qt
— raqual (@racqualz) November 20, 2025
“Poderia acontecer em qualquer lugar do planeta Terra”, diz Celso Sabino, ministro do Turismo, sobre incêndio na COP30. #Estúdioi
➡️ Assista à #GloboNews: https://t.co/yAMjf4d3Tt pic.twitter.com/zDunLd3Lxv
— GloboNews (@GloboNews) November 20, 2025
Urgente! Grande incêndio ocorre agora na BlueZone em Belém. O espaço recebe os negociadores dos países participantes da COP-30. Informações preliminares indicam que o fogo começou com curto-circuito e os bombeiros já chegaram ao local para controlar a situação.#Belém #COP30 pic.twitter.com/sWsCMPT0eC
— BELÉM HOJE (@BelemHoje) November 20, 2025


