Data...

Incêndio provoca evacuação na COP30 em Belém; atividades são suspensas temporariamente

Fogo atingiu o Pavilhão dos Países no início da tarde; chamas foram controladas em cerca de 30 minutos e não houve feridos, segundo autoridades

Um incêndio no Pavilhão dos Países da COP30, em Belém (PA), levou à evacuação imediata da Blue Zone, principal área de negociações da conferência climática. O episódio ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (20) e provocou a suspensão temporária dos trabalhos oficiais do evento.

Segundo relatos iniciais, o fogo começou pouco depois das 14h e foi controlado em cerca de 30 minutos. A organização da COP30 confirmou que não houve feridos.

Evacuação rápida e cordão de isolamento

De acordo com testemunhas, as chamas atingiram uma parte do pavilhão onde países mantêm estandes para exposições e apresentações. As fotos mostram chamas alcançando o teto, alimentadas por materiais inflamáveis como lonas e carpetes.

A energia elétrica foi interrompida em parte da estrutura, enquanto seguranças da ONU estabeleceram um cordão de isolamento para impedir o retorno do público ao local.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, que estava na Blue Zone durante o incêndio, afirmou que não houve feridos e comentou: “Esse princípio de incêndio poderia ter sido em qualquer lugar do planeta Terra”.

Em entrevista, ele ainda acrescentou que a Conferência tinha sido um sucesso até hoje, e que amanhã é o último dia. “Não é porque um celular pegou fogo ali que a COP acabou, né gente?”.

Questionado pelos jornalistas se a causa do incêndio foi realmente um aparelho celular que pegou fogo, o ministro Celso Sabino disse que pode ser que sim, ainda estão investigando para ter certeza.

Sabino ressaltou ainda que a estrutura da COP30 foi montada com material antichamas.

Possíveis causas: curto-circuito ou falha em gerador

O governador do Pará, Helder Barbalho, informou à jornalista Andréia Sadi, da GloboNews, que o fogo teria começado em um estande da Índia.

As equipes de segurança trabalham com duas hipóteses preliminares: curto-circuito em um stand ou falha em um gerador.

A ONU aguarda a liberação do Corpo de Bombeiros para retomar as atividades no espaço.

Incêndio - COP30
Foto: Helio/TV Globo

O que é o Pavilhão dos Países?

O Pavilhão dos Países é uma área estratégica da COP30 destinada às exposições oficiais de delegações nacionais e organismos internacionais.

Localizado na entrada da Blue Zone, abriga estandes onde são realizados:

  • Debates e mesas temáticas;

  • Apresentações de projetos voltados à agenda climática;

  • Encontros bilaterais e atividades paralelas.

O espaço funciona como uma vitrine para que governos e instituições exponham iniciativas, soluções e estratégias climáticas.

Ali não atuam negociadores formais — essa função ocorre em outras salas da Blue Zone —, mas sim observadores, representantes técnicos e organizações parceiras.

Atividades seguem temporariamente suspensas

Com a área isolada e a perícia em andamento, os trabalhos da COP30 permanecem paralisados na Blue Zone.

A expectativa é que a programação seja retomada em breve, após autorização das autoridades de segurança.

As investigações seguem para determinar as causas do incêndio e garantir que as operações possam prosseguir com segurança.

Confira um pouco da repercussão no X:

Maysa Vilela

Jornalista, curiosa por natureza e movida por conexões fortes, viagens e boas histórias. Acredita que ouvir é o primeiro passo para escrever com propósito. No Ocorre News, segue conectando pessoas através das palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.