A influenciadora digital Melissa Said, conhecida nas redes sociais por se autodefinir como “ervoafetiva”, é procurada pela Polícia Civil da Bahia.
Ela é apontada como a principal articuladora de um esquema de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro, desarticulado nesta quarta-feira (22) durante a Operação Erva Afetiva.
Com mais de 320 mil seguidores, Melissa atua como embaixadora da marca “Bem Bolado Brasil” e se tornou conhecida por fazer publicações relacionadas ao consumo de maconha.
A influenciadora tem mandado de prisão em aberto, e até o momento, não foi localizada pelas autoridades.
De acordo com a Polícia Civil, duas pessoas foram presas em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, durante o cumprimento dos mandados judiciais.
Uma terceira suspeita foi detida em flagrante em São Paulo, onde a polícia apreendeu 1,4 kg de maconha do tipo “skank”, 270 gramas de haxixe, além de maconha comum, balanças de precisão, embalagens plásticas, celulares, cartões bancários e dois veículos supostamente usados no transporte da droga.
As investigações começaram em 2024 e indicam que Melissa usava suas redes sociais para incentivar o consumo e o transporte de drogas, além de ensinar seguidores a despistar a fiscalização policial durante viagens.
A influenciadora já havia sido detida anteriormente no aeroporto de Salvador, flagrada com uma pequena quantidade de entorpecente.
De acordo com o delegado Ernandes Júnior, diretor do Departamento Especializado de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), três endereços ligados à influenciadora foram vasculhados, com apreensão de drogas e um celular que será periciado.
“As diligências continuam para identificar outros envolvidos. O trabalho de inteligência segue ativo para localizar a foragida e esclarecer todas as circunstâncias”, afirmou o delegado.
As investigações também revelam que Melissa Said chegou a distribuir “kits” com cigarros de maconha no Natal, em um ato de autopromoção.
A polícia acredita que parte da droga era comprada na Bahia e em São Paulo e repassada a seguidores, por meio de redes sociais e aplicativos de mensagem.


