O jovem tenista João Fonseca segue fazendo história no circuito mundial. O brasileiro de apenas 18 anos garantiu, nesta sexta-feira (24), vaga inédita na semifinal do ATP 500 da Basileia, após a desistência do canadense Denis Shapovalov durante o terceiro set.
No momento da interrupção, Fonseca vencia por 4/1, depois de fechar as parciais anteriores em 3/6 e 6/3.
Com o resultado, o carioca alcançará o top 40 do ranking mundial pela primeira vez na carreira, somando 1.315 pontos.
Ele sobe provisoriamente para a 39ª posição, podendo ser ultrapassado apenas pelo norte-americano Reilly Opelka, que ainda disputa as quartas de final do torneio suíço.
Fonseca volta à quadra neste sábado, por volta das 10h (horário de Brasília), para enfrentar o espanhol Jaume Munar em busca de um lugar na final.
O duelo contra Shapovalov marcou o primeiro encontro entre os dois no circuito profissional.
O canadense, de 26 anos, ex-top 10 do mundo e campeão em Los Cabos (México) e Dallas (EUA) nesta temporada, começou melhor, dominando o primeiro set e vencendo por 6/3.
No segundo, João mostrou personalidade. Salvou três break points logo no primeiro game e reagiu com uma quebra crucial no quarto. Com golpes firmes e boa leitura tática, devolveu a pressão, empatando a partida em 6/3.
No terceiro set, o brasileiro abriu 2/0 e, em seguida, ampliou para 4/1 após nova quebra. Shapovalov, visivelmente desconfortável, abandonou a partida pouco depois, garantindo a vitória de Fonseca.
Esta é a primeira semifinal de ATP 500 da carreira de João Fonseca. No ano passado, ele havia parado nas quartas de final do Rio Open, ao perder para o argentino Mariano Navone.
Em ascensão meteórica, o brasileiro confirma o rótulo de uma das principais promessas do tênis mundial e pode encerrar a temporada com o melhor ranking de um atleta brasileiro desde Thomaz Bellucci.


