O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quinta-feira (23), durante visita oficial a Jacarta, que será candidato à reeleição em 2026. O anúncio foi feito em entrevista coletiva ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto.
Lula anuncia intenção de disputar um quarto mandato
Ao responder sobre o futuro político, Lula afirmou que mantém o vigor necessário para continuar no comando do país.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou.
O presidente completará 80 anos no dia 27 de outubro e ressaltou que pretende seguir na política mesmo após o término do atual mandato, em 2026.
Compromisso com relações internacionais
Durante o pronunciamento, Lula destacou a importância de aprofundar as parcerias entre Brasil e Indonésia.
“Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja uma relação, sabe, por demais valorosa, e que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia”, afirmou.
A visita faz parte de uma agenda internacional voltada à ampliação de laços comerciais e diplomáticos entre os dois países.
Caso seja reeleito
Se vencer as eleições de 2026, Lula tomará posse aos 81 anos, tornando-se o primeiro presidente brasileiro a exercer quatro mandatos eletivos.
Confira a declaração de Lula sobre sua candidatura em 2026:
Olha aí o Lula anunciando que será candidato à reeleição ano que vem. Foi agorinha. pic.twitter.com/ZQX5xp6rqH
— GugaNoblat (@GugaNoblat) October 23, 2025


