Data...

Lula está no Chile e participa de reunião sobre defesa da democracia

Também participam os presidentes do Chile, Colômbia, Espanha e Uruguai

O presidente Lula participa, nesta segunda-feira (21), no Chile, de uma reunião de alto nível sobre a defesa da democracia, organizada pelo presidente chileno Gabriel Boric. As informações são da Agência Brasil.

Também participam do evento os presidentes da Colômbia, Espanha e Uruguai. Três temas vão ser discutidos: a defesa da democracia e do multilateralismo; o combate às desigualdades; e o enfrentamento à desinformação e as tecnologias digitais.

A reunião vai ser reservada para os chefes de Estado e será seguida de um encontro com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de centros de pesquisa.

Para o Ministério das Relações Exteriores, a reunião vai dar seguimento ao encontro “em defesa da democracia – lutando contra o extremismo”, realizado em 2024, após convocação do presidente Lula e do presidente da Espanha, Pedro Sánchez.

Uma outra edição desta iniciativa irá ocorrer durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, em setembro deste ano.

Lula no Chile

Às vésperas do evento “Democracia Sempre”, no Chile, os presidentes do Brasil, Chile, Espanha, Uruguai e Colômbia divulgaram uma carta conjunta reafirmando o compromisso com a democracia, os direitos fundamentais e o fortalecimento das instituições.

O texto alerta para os desafios atuais, como a desinformação, discursos autoritários e a perda de confiança no Estado. A carta é assinada por Lula, Boric, Sánchez, Orsi e Petro.

Eles também alertam para os desafios enfrentados atualmente, como a propagação da desinformação, o avanço de discursos autoritários e a crescente desconfiança da população. “Não basta evocar a democracia nem falar em seu nome: devemos fortalecê-la, renová-la e torná-la significativa”, afirmam.

Além das discussões formais, a expectativa é que o encontro sirva para alinhar posições políticas e estratégias conjuntas antes da Assembleia Geral da ONU, em setembro.

Segundo diplomatas, o Brasil deve defender a criação de mecanismos regionais mais robustos para monitorar ameaças à democracia, enquanto o Chile propõe ampliar a cooperação internacional contra campanhas coordenadas de desinformação.

A reunião também é vista como um espaço simbólico de resistência a tendências autoritárias que vêm se intensificando em diferentes partes do mundo.

José Elias

José Elias Mendes, mais conhecido como Dolfo, já foi reconhecido pelo ranking Top 10 Jornalistas Brasileiros do LinkedIn. Por lá, fala um pouquinho de tudo e está sempre aberto a conversar. Por aqui, atua como repórter para o site do OCorre News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.