Data...

Lula se desculpa após dizer que traficantes seriam ‘vítimas’ de usuários de drogas

Presidente admitiu que frase foi “mal colocada” e afirmou ter posição clara contra o tráfico e o crime organizado, citando operações e ações do governo federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se retratatou nesta sexta-feira (24) após a repercussão negativa de uma frase em que afirmou que traficantes seriam “vítimas” dos usuários de drogas.

A declaração foi feita na quinta-feira (23), durante uma coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia, e provocou forte reação de parlamentares da oposição.

“Fiz uma frase mal colocada e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado”, escreveu o presidente em uma rede social.

Durante a coletiva, Lula respondia a uma pergunta sobre o combate ao tráfico de drogas no Brasil e nos Estados Unidos. Ao defender que o enfrentamento deve começar pela redução do consumo, ele afirmou:

“Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também.”

O comentário foi interpretado como uma relativização da responsabilidade dos criminosos, gerando críticas de diferentes setores políticos.

Nesta sexta, Lula buscou minimizar o episódio e enfatizou que “as ações do governo falam mais do que as palavras”.

O presidente citou como exemplos a Operação Carbono Oculto, que desarticulou um esquema bilionário de lavagem de dinheiro do PCC, e o envio ao Congresso da PEC da Segurança Pública, além de recordes recentes na apreensão de drogas no país.

“Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando”, escreveu Lula. “Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado.”

A declaração inicial ocorreu em resposta a uma pergunta sobre o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia defendido ações letais contra traficantes de drogas, sem necessidade de declaração formal de guerra.

Lula e Trump devem se reunir no domingo (26), em uma agenda paralela à cúpula do Sudeste Asiático.

Esse será o primeiro encontro oficial entre os dois líderes, após desentendimentos diplomáticos recentes motivados pelo tarifaço de 50% imposto pelos EUA sobre produtos brasileiros.

Os dois já haviam se encontrado brevemente em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, quando Trump declarou ter tido uma “química excelente” com Lula.

José Elias

José Elias Mendes, mais conhecido como Dolfo, já foi reconhecido pelo ranking Top 10 Jornalistas Brasileiros do LinkedIn. Por lá, fala um pouquinho de tudo e está sempre aberto a conversar. Por aqui, atua como repórter para o site do OCorre News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.