Data...

Megaoperação contra o Comando Vermelho deixa cinco mortos e 25 presos no RJ

Cerca de 2.500 agentes das forças de segurança tentam cumprir 100 mandados de prisão; criminosos reagiram com tiros, barricadas em chamas e uso de drones para lançar explosivos

Uma megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, deixou cinco mortos, entre eles um policial civil, e 25 suspeitos presos até a manhã desta terça-feira (28).

A ação, batizada de Operação Contenção, tem como objetivo cumprir 100 mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho (CV) e conter o avanço da facção por territórios fluminenses.

De acordo com as autoridades, cerca de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar participam da ofensiva, que também envolve helicópteros, blindados, drones e veículos de demolição.

Confronto e uso de drones com explosivos

Durante a ação, traficantes reagiram com tiros e ergueram barricadas em chamas, espalhando colunas de fumaça visíveis de diversos pontos da cidade. Segundo a Polícia Civil, criminosos lançaram bombas com drones em retaliação à operação.

Imagens divulgadas pela corporação mostram os objetos sobrevoando policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e lançando granadas. Não há informações sobre feridos nesse ataque.

Mortos, feridos e prisões

O balanço parcial aponta quatro suspeitos mortos em confronto — dois da Bahia e um do Espírito Santo — além de um policial civil baleado que não resistiu aos ferimentos. Outros seis policiais, entre civis e militares, também foram atingidos.

Três civis ficaram feridos:

  • Um homem em situação de rua, atingido nas costas por bala perdida e socorrido para o Hospital Getúlio Vargas;

  • Uma mulher ferida em uma academia, já liberada após atendimento;

  • Um homem baleado em um ferro-velho.

Entre os 25 presos, está Nicolas Fernandes Soares, apontado como operador financeiro de Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca ou Urso, um dos chefes do Comando Vermelho.

Durante as buscas, os agentes apreenderam 10 fuzis, 2 pistolas e 9 motocicletas.

megaoperação - Comando Vermelho 01
Foto: Reprodução/TV Globo

Operação planejada e sem apoio federal

O secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, afirmou que a operação foi planejada com antecedência e não contou com apoio federal.

“Toda essa logística é do próprio estado. São aproximadamente 9 milhões de metros quadrados de desordem no Rio de Janeiro”, disse o secretário.

Ele destacou ainda que cerca de 280 mil pessoas vivem nas áreas afetadas.

“Essa é a realidade. Lamentamos profundamente as pessoas feridas, mas essa é uma ação necessária, planejada, com inteligência, e que vai continuar”, completou.

Impactos para a população

A Secretaria Municipal de Saúde informou que cinco unidades de Atenção Primária suspenderam o funcionamento, e uma clínica da família manteve atendimento interno, mas interrompeu as visitas domiciliares.

Na educação, 28 escolas no Complexo do Alemão e 17 na Penha não abriram as portas. Já a Secretaria Estadual de Educação fechou um colégio por motivos de segurança.

O Rio Ônibus informou que 12 linhas tiveram os itinerários alterados preventivamente para proteger motoristas e passageiros.

Investigação de um ano e alvos de outros estados

A ofensiva, que também conta com promotores do Ministério Público do Rio (MPRJ), é resultado de um ano de investigação conduzido pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Parte dos alvos — pelo menos 30 — é oriunda do Pará.

A Operação Contenção é uma ação permanente do governo do estado para combater o avanço do Comando Vermelho e conta com apoio de unidades especializadas e de inteligência das forças de segurança.

Confira imagens feitas durante a megaoperação:

megaoperação - Comando Vermelho 03
Foto: Reprodução/TV Globo
megaoperação - Comando Vermelho 02
Foto: Reprodução/TV Globo

Maysa Vilela

Jornalista, curiosa por natureza e movida por conexões fortes, viagens e boas histórias. Acredita que ouvir é o primeiro passo para escrever com propósito. No Ocorre News, segue conectando pessoas através das palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.