O jogador Memphis Depay, atacante holandês do Corinthians, enviou uma mensagem de apoio ao rapper Oruam após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, realizada na última terça-feira (28), que resultou na morte de mais de 120 pessoas.
Mensagem de apoio nas redes sociais
Nas redes sociais, Oruam compartilhou o print de uma conversa privada com o atleta. Na mensagem, Depay escreveu:
“Stay strong in these stressful times. The kids and new generation you can safe them”.
Em português: “Fique forte nesses tempos difíceis. As crianças e a nova geração, você pode salvá-las”.
A publicação repercutiu entre os fãs de ambos, que destacaram o gesto do jogador e a conexão entre esporte e música no momento delicado.
Críticas de Oruam à operação
Antes da mensagem de Depay, o rapper havia feito postagens críticas à ação policial nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital fluminense.
“Minha alma sangra quando a favela também tem família, se tirar o fuzil da mão existe o ser humano”, escreveu Oruam.
A operação da Polícia Civil foi uma das mais letais da história recente do Rio.
Segundo informações divulgadas pela corporação, o número de mortos chegou a 121, conforme atualização feita na manhã desta quinta-feira (30).
Os dados foram confirmados após a chegada de novos corpos ao Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, no centro da cidade.

Contexto da operação
A ação, realizada simultaneamente nos complexos do Alemão e da Penha, visava combater o tráfico de drogas e o domínio territorial do Comando Vermelho.
O alto número de vítimas gerou intensa repercussão nacional e internacional, levantando debates sobre o uso da força policial e os impactos das operações em áreas densamente povoadas.
Quem é Oruam?
O rapper Oruam (Mauro Davi dos Santos Nepomuceno) é filho de Marcinho VP (Márcio dos Santos Nepomuceno), apontado como um dos principais líderes da facção Comando Vermelho (CV).
Aos 25 anos, ele foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Rio de Janeiro em julho deste ano por “favorecimento pessoal” — após um foragido ser encontrado em sua residência.
Na ocasião, Oruam supostamente atacou policiais com pedras e também indiciado por associação ao tráfico de drogas e ligação com o CV.
Em setembro de 2025, o rapper teve sua prisão preventiva revogada por liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e foi posto em liberdade, mediante o uso de tornozeleira eletrônica e cumprimento de outras medidas cautelares.
Confira o vídeo publicado por Oruam sobre a operação no Rio de Janeiro:
Ver essa foto no Instagram


